Poluição da água
Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.
Quem não viu um monte de coisas flutuando na água? Mas essa é a poluição que enxergamos. A que vemos que é causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.
Outros problemas são as indústrias localizadas ao lado de rios e lagos.
Só recentemente foram criadas leis para que elas tratem o esgoto industrial, tentando diminuir a quantidade de rios e lagos poluídos em todo o mundo, responsáveis por muitas "mortes".
Os vazamentos de petróleo são uma das piores causas de poluição do mar, pois essa substância espalha-se pela superfície das águas, levando anos para ser absorvida, o que gera sérios desequilíbrios no meio ambiente.
Combatendo a poluição das águas
Chamamos de água poluída a que:
Apresenta cheiro forte provocada pelas substâncias químicas
Apresenta cores variadas,como Amarelo, Verde ou Marrom;
Possui gosto diferente por causa das substâncias tóxicas.
As substâncias que se misturam na água são chamadas de agentes poluentes que fazem muito mal aos seres vivos. Veja alguns agentes poluentes da água:
A poluição da água traz conseqüências muito graves aos seres vivos. As principais são :
Substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e navios atingem os animais e os vegetais aquáticos, chegando a matá-los;
Os animais e vegetais aquáticos atingidos contaminam o homem;
Os esgotos das cidades podem lançar nos rios, lagos e mares seres vivos causadores de doenças.
Poluição do Ar
Os maiores responsáveis pela poluição do ar são os gases lançados na atmosfera por queimadas, indústrias, automóveis, etc...
Nas capitais mundiais, há dias que a condição do ar fica tão ruim que todos os veículos são proibidos de trafegar durante um certo período. Em muitas cidades há o rodízio de automóveis, que faz com que alguns carros fiquem em casa durante um dia. É uma tentativa para que a poluição diminua, principalmente no Inverno.
Nessa estação do ano, o calor da terra não consegue aquecer o ar para fazer com que ele suba para as camadas altas levando a poluição junto com ele. Além do clima, outro fator que influência na poluição é o regime de chuvas. O inverno seco no Sul e no Sudeste brasileiro; com isso, os poluentes ficam parados no ar por mais tempo.
Respeitar os sistemas contra a poluição é muito importante.
Você quer ou não quer viver em um mundo sem poluição?
Inversão Térmica
Durante o dia, o ar próximo do chão é aquecido pelo calor da superfície do solo, como nos dias quentes.
Por ser menos denso e mais leve, esse ar quente sobe.
A noite, o solo esfria rapidamente e a temperatura do ar que está mais próximo da superfície também diminui. Forma-se, então, uma camada de ar frio abaixo da camada de ar aquecida durante o dia.
No dia seguinte, a camada de ar frio, mais densa e pesada, não consegue subir, porque o ar quente funciona como um "tampão": é a inversão térmica.
Em grandes cidades, com atividade industrial e numerosa frota de veículos, a camada de ar frio começa a concentrar os poluentes. A fumaça fica "presa" e contamina o ar.
Nos dias quentes é raro ocorrer à inversão térmica.
Nesses dias os raios de sol aquecem a superfície terrestre. O chão transfere o calor para o ar acima dele. Esse ar aquecido, menos denso e mais leve, sobe e carrega os poluentes. Por isso o nível de poluição do ar costuma ser maior no inverno do que no verão.
Nos dias frios, o cenário muda, porque o clima fica propício para inversões térmicas. Forma-se uma camada de ar frio em baixas altitudes. Essa massa de ar não consegue subir e a qualidade do ar piora por causa da fumaça emitida por veículos e indústrias.
Sinais de Alerta
Seu corpo dá algumas pistas de que os níveis de poluentes estão acima do normal:
· A cabeça é a primeira a sentir os efeitos dos gases tóxicos.
A concentração tende a diminuir, enquanto a irritação aumenta, devido à ação do gás carbônico emitido pelos escapamentos dos veículos. A dor de cabeça é outro sintoma.
· O nariz começa a escorrer, provocando coriza, por causa da inalação de óxidos nitrosos, hidrocarbonetos e ozônios presentes no ar poluídos.
· Os olhos ardem e ficam avermelhados, irritados pelas mesmas substâncias que atingem o nariz.
· A garganta começa a "raspar".
O quadro pode evoluir para tosse e dor de garganta, por causa da combinação entre o dióxido de enxofre e o ozônio aspirado do ar contaminados.
· Ao atingir os pulmões, os gases tóxicos podem causar mais problemas. E lá também se deposita a fuligem, um pó muito fino que sai dos escapamentos e carrega os poluentes. Juntos, eles diminuem a defesa do organismo e aumentam a possibilidade de problemas respiratórios, como bronquite e pneumonia.
· Problemas cardiovasculares aumentam cerca de 10 por cento em decorrência da poluição.
Poluição Sonora
Esse tipo de poluição não tem muito destaque, porém pode causar muitos danos ao organismo, porque nós não nos preocupamos com ela.
Os causadores da poluição sonora são:
· os veículos que fazem ruídos e a sua buzina;
· as indústrias;
· as construções que utilizam máquinas barulhentas;
· casas noturnas que deixam o volume do som muito alto.
Os ruídos são medidos por uma medida chamada decibel. Ex:
· uma floresta tem 18 decibéis
· um jato levantando vôo tem 125 decibéis, isso com o medidor a 100 metros do avião.
O som muito alto em walkman ou discman também prejudica a audição. Esses equipamentos sempre trazem um aviso quanto o volume, mas nem todos fazem o certo. Atenção: as pessoas podem ficar surdas a partir do momento em que ouvirem algum som acima de 115 decibéis durante 7 minutos seguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário